Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 22º Batalhão de Infantaria cria aplicativo denominado Saúde da Família Militar que otimiza o atendimento de pacientes por telessaúde
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

22º Batalhão de Infantaria cria aplicativo denominado Saúde da Família Militar que otimiza o atendimento de pacientes por telessaúde

Palmas (TO) - No dia 22 de outubro, o 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) - Batalhão Tocantins realizou palestras para os militares da Organização Militar (OM), com a finalidade de divulgar as funcionalidades e a implantação do Aplicativo Saúde da Família Militar.

O aplicativo, criado pela Seção de Informática do 22º BI, faz parte do Projeto Saúde da Família Militar do Comando Militar do Planalto e tem a finalidade de viabilizar o uso da telemedicina para pacientes que já realizaram uma consulta presencial com o médico. A sua implantação possibilitará maior eficiência no atendimento; horários mais flexíveis; maior comodidade para o paciente; menores custos; agilidade na marcação de consultas médicas e odontológicas; a possibilidade de realização de guias de encaminhamento e solicitação de exames; assim como o monitoramento de pacientes.

A nova ferramenta permite que profissionais de medicina realizem teleorientação à distância e o encaminhamento de pacientes. Também é possível realizar o telemonitoramento, ato realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigência à distância de parâmetros de saúde e doença; a teleconsulta, que consiste na troca de informações clínicas, laboratoriais e de imagens entre médico e paciente, com possibilidade de prescrição e atestado médico; e, futuramente, a teleinterconsulta, exclusivamente para troca de informações e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

O aplicativo pode ser baixado no Play Store e contempla, além do atendimento, os medicamentos disponíveis na farmácia da OM; dados úteis aos usuários das Organizações Civis de Saúde (OCS) e Prestadores de Serviços Autônomos conveniados com o Fundo de Saúde do Exército (FUSEX); avisos de horários de atendimento presencial durante o expediente; além de orientações sobre atividades físicas, prevenção de doenças, alimentação saudável e cálculo de IMC. Por se tratar de um projeto piloto, só está disponível para Androide.

No final da exposição, o 1º Tenente Médico Luiz Felipe, Chefe da Seção de Saúde do 22º BI, simulou a realização de um atendimento médico à distância, monitorando a situação clínica de um paciente que se encontrava em tratamento psicológico.

 

Créditos das fotos: 22º BI

 

Relações com a Imprensa

Cap Lima (63) 98445-0973

Oficial de Comunicação Social

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

   

registrado em:
Fim do conteúdo da página