Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Cidade de Palmas
Início do conteúdo da página

Palmas-TO

               A história de Palmas remonta a muitas gerações que compartilharam o sonho de ver o norte do Estado de Goiás independente, sonho este realizado com a criação do Tocantins pela Constituição Federal de 1988. O novo estado pressupunha uma capital, temporariamente instalada na cidade de Miracema do Tocantins.
O lançamento da pedra fundamental de Palmas foi no dia 20 de maio de 1989, data em que é comemorado seu aniversário, dando início à construção da última cidade planejada do século XX. A instalação definitiva da nova capital do Tocantins foi no dia 1º de janeiro de 1990, quando os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema, para o plano diretor de Palmas. O nome foi escolhido em homenagem à Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada em 1809.
A cidade passou por diversos momentos ostentando uma das maiores taxas de crescimento demográfico do Brasil. Muita gente chegava de diversos estados brasileiros em busca de novas oportunidades de vida. O início da estruturação física da cidade, com construção de prédios e abertura das avenidas onde antes só havia cerrado, foi marcado pela grande oferta de empregos na construção civil.
O atual momento da cidade busca sua consolidação em diversos aspectos. Grandes investimentos estão sendo realizados não apenas na construção de galerias pluviais, asfaltamento ou iluminação pública. A educação e a saúde são prioridade, fato demonstrado com a construção de imóveis adequados às suas finalidades, material de trabalho e investimento na qualificação e valorização dos profissionais.
No aspecto econômico, a consolidação dos distritos industriais propicia locais adequados à instalação de empresas de quaisquer setores da economia.

Fim do conteúdo da página