Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 22º Batalhão de Infantaria convoca militares da reserva do Exército no Tocantins para Exercício de Mobilização
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

22º Batalhão de Infantaria convoca militares da reserva do Exército no Tocantins para Exercício de Mobilização

  • Publicado: Quarta, 14 Outubro 2020 16:59
  • Última Atualização: Terça, 27 Outubro 2020 19:17

O 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) do Exército, com sede em Palmas (TO), iniciou a OPERAÇÃO PARANÃ, Exercício de Mobilização da Reserva da área do Comando Militar do Planalto (CMP), com término previsto para 23 de outubro do corrente ano.

A mobilização militar, como parte integrante da mobilização nacional, consiste no conjunto de atividades planejadas, orientadas e empreendidas pelo Estado, desde a situação de normalidade, complementando a logística militar. Essas atividades são destinadas a capacitar as Forças Armadas (FFAA) para enfrentar situações de emergência, decorrentes de ameaças à soberania nacional, à integridade territorial e aos interesses nacionais, dentro e fora do território brasileiro, bem como situações de crise, como catástrofes e desastres naturais, dotando-as de todos os recursos adicionais, humanos, materiais, instalações e serviços.

O Comando de Operações Terrestres (COTER), subordinado ao Ministério da Defesa, prevê a realização de exercícios de mobilização de recursos humanos, com o objetivo de testar os planejamentos de mobilização e adestrar os quadros da reserva mobilizável aprimorando, desta forma, a capacidade de mobilização terrestre. Segundo o Coronel Carlos Gabriel Brusch Nascimento, Comandante do 22º BI, anualmente, algumas Organizações Militares (OM) são selecionadas para a realização do treinamento: “No ano de 2020, o COTER selecionou três guarnições em todo o território nacional para a realização do Exercício de Mobilização. Além de Palmas, Aracaju, em Sergipe, e Montes Claros, Minas Gerais, foram destacadas para essa atividade essencial de mobilização nacional“

Um total de 322 reservistas do estado do Tocantins e de Brasília, que passaram para reserva a partir de 2016, foram convocados para participarem do exercício no 22º BI. Após a realização de entrevista, os mobilizados considerados aptos serão reincorporados ao Exército Brasileiro. Durante os dez dias em que permanecerão na caserna, passarão a ter os mesmos direitos e deveres dos militares da ativa. O Coronel Brusch complementa, ressaltando a importância dessa atividade para a instituição e para a Nação “A mobilização militar é apenas uma parte do processo de mobilização nacional para o caso de necessidade de convocação da reserva em casos que atentem contra a soberania nacional. O contexto amplo envolve não apenas o Ministério da Defesa, mas também os das Relações Exteriores, Fazenda, Gabinete de Segurança Institucional, entre outros”.

Durante esse período, em regime de internato, os reincorporados receberão o fardamento, terão assistência médica e odontológica; e receberão instruções de reciclagem de armamento, munição e tiro; comunicações; topografia; técnicas especiais, utilização do terreno; maneabilidade; valores e ética militar; hierarquia, justiça e disciplina, entre outras. Essa reciclagem de conhecimento visa atingir aos requisitos mínimos de preparo da tropa, culminando com a realização de um Exercício de Adestramento no terreno com a duração de 03 (três) dias.

 

  

  

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página